segunda-feira, 4 de abril de 2011

Análise Shift 2 Unleashed

Fala galera! Como eu tinha prometido, comprei o Shift 2 Unleashed, da EA, e farei uma análise do game, através do meu ponto de vista. A análise será dividida em tópicos para ficar mais fácil a compreensão e uma possível procura de algum assunto especial. Let´s begin!
Gráficos - Nota: 8,5
Um dos pontos fortes dos trailers era os gráficos, extremamente detalhistas e perfeitos. Mas, infelizmente, me pareceu mais uma estratégia de marketing da Electronic Arts para atrair os jogadores. Logo na primeira corrida já percebi falhas horrendas no gráfico, como o "dedão" da mão esquerda todo torto nas curvas. Aos poucos fui notando que em alguns carros não há uma boa definição. Parece que é um rascunho ainda. Claro, não existem apenas pontos negativos. Os acidentes, por exemplo, deixam belas marcas nos carros.
Tudo bem que fica impossível comparar os gráficos com o Gran Turismo 5, da Sony, e com o Forza 3, da Microsoft, que são fora do comum. Porém não são péssimos. 
Física - Nota: 10
Um dos pontos fortes de Shift 2 Unleashed é a física. Os movimentos no volante, e dentro do capacete (que será falado mais abaixo), são simplesmente lindos. A mão e os dedos do piloto na troca de marcha é extremamente real, com movimentos em velocidade mais normal do que em seu antecessor. Os acidentes dão o "boom" na física do game. Em pequenas ou grandes batidas, não importa, os pneus fora da pista, para a proteção, são amassados, e jogados longe, coisa rara em jogos de corrida. Outro fator em acidentes de grande porte, como capotagens, é a destruição total do veículo. Pneus saem, rodas vão atrás, os vidros se racham e quebram. Mas alguns instantes depois, mostrando o lado arcade, o carro volta a pista. 
Jogabilidade - Nota: 9
Não tem jeito de falar da jogabilidade de Shift 2, sem compara-lá com a de seu antecessor, Need for Speed: Shift, e de reais simuladores, GT5 e Forza 3. Em relação a NFS: Shift melhorou, e muito. Na primeira versão do game qualquer segurada no freio, por menor que fosse, era motivo para um belo drift, mostrando que ainda tinha o espírito de Need for Speed mesmo. Agora isso melhorou muito. Não está perfeito, já que as vezes você irá perder o controle inexplicavelmente, mas nem se compara. 
Entretanto em relação ao simuladores das rivais Sony e Microsoft não chega aos pés destes. Os exclusivos de PS3 e X360 dão um baile na jogabilidade do jogo da EA. Convenhamos, aqueles são reais simuladores. 


Câmeras - Nota 10
No jogo existem 4 opções de câmeras. Atrás do carro, tradicional em qualquer game de corrida, mais usada por quem não tem muita habilidade nesse tipo de jogo. Depois temos a câmera instalada no para-choque do carro, que duvido que alguem use. A 3ª é a câmera dentro do carro, mas estática, utilizada pelos fãs de automobilismo, que ainda não se acostumaram com a novidade, que é a câmera dentro do capacete do piloto, simulando todos os movimentos da cabeça deste, como indo para frente e para trás nas frenagens e acelerações, respectivamentes. E também olhando para a curva que se aproxima, o que ajuda muito na hora de dirigir. 
Geral
Shit 2 Unleashed é um belíssimo jogo. Tem gráficos bons, ótima física, jogabilidade e câmeras. Eu comprei, e não me arrependi nem um pouco. Para quem gosta de automobilismo, a compra é obrigatória. 


Nota Final: 9,5

6 comentários:

  1. @ Leonardo Costa

    Valeu, cara. Amanhã pretendo fazer de outro jogo que comprei hoje.

    ResponderExcluir
  2. ótima analise, acho que vou começar a acessar seu blog todo dia velho, mto fodaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. @ Chelo

    Valeu, cara. É muito bom saber que tem gente que gosta tanto do nosso espaço.

    ResponderExcluir
  4. faz uma analise da cysis 2!
    mtoo fodãoo#

    flw!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...